Conversa sobre o(s) Futuro(s) da Cooperação com Maria José Romero

Maria José Romero é gestora de políticas e de advocacia na Rede Europeia sobre a Dívida e o Desenvolvimento (Eurodad), onde tem trabalhado questões como o financiamento privado para o desenvolvimento alavancado por recursos públicos e as Instituições Financeiras para o Desenvolvimento.

Neste podcast, Maria José Romero explica os motivos pelos quais o financiamento misto não é adequado para responder aos desafios do desenvolvimento, das desigualdades e da luta contra a pobreza. Refere igualmente a importância de reforçar o volume de Ajuda Pública ao Desenvolvimento e de promover uma nova conferência internacional sobre o financiamento do desenvolvimento, 7 anos depois da última e num período caracterizado por múltiplas crises, desde a crise da dívida, à crise económica e ambiental. A investigadora alerta ainda para o risco de privatização da ajuda e de financeirização do desenvolvimento.

Um podcast promovido pela ACEP, no âmbito do projecto Os Futuro(s) da Cooperação: do Compromisso Social às Responsabilidades Partilhadas, que a ACEP desenvolve com o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do ISEG e que conta com apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.