“Aprender com as crises”: Relatório da OCDE sobre Cooperação para o Desenvolvimento 2020 já disponível

O ano de 2020 será para sempre marcado pelo Covid-19, tanto em termos da pandemia como da crise sanitária, económica e social que a pandemia despoletou. Para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que acaba de lançar o Relatório de Cooperação para o Desenvolvimento 2020, esta crise vem inverter a já lenta trajectória de progresso global. Em 2020, mais de 100 milhões de pessoas passaram a viver em pobreza extrema.  Algumas estimativas prevêem um recuo em todas as metas de desenvolvimento humano alcançadas na última década.

A pandemia veio igualmente testar a Cooperação para o Desenvolvimento, em diversos sentidos: nas suas práticas de trabalho, parcerias e modelos de negócio e através de um aumento na pressão nas finanças públicas.  A incerteza relativamente à manutenção dos níveis de APD é muito elevada.

O relatório da OCDE foca-se na questão da resiliência, elencando 5 contributos fundamentais da Cooperação para o Desenvolvimento: (1) Integrar a acção climática em estratégias de desenvolvimento multi-sectoriais; (2) Dar apoio de longo-prazo à criação e ao reforço de sistemas nacionais nos domínios da saúde, protecção social e recolha de dados e de estatística; (3) Evitar uma crise de financiamento para o desenvolvimento, encontrando soluções para países extremamente endividados e novas fontes de financiamento; (4) Melhorar a acção colectiva para a provisão de bens públicos globais; (5) Desenvolver estratégias e planos de contingência internacionais para a gestão de crises.