Mundo Crítico nº 7 – Lançamento de nova edição dedicada ao Ambiente e Desenvolvimento

 

Dia 12 de Julho, pelas 17h30, irá decorrer o lançamento da 7.ª edição da nossa revista Mundo Crítico, dedicada ao ambiente e desenvolvimento.

A sessão pública prolonga a “conversa imperfeita” iniciada neste número, entre a Diretora de programa da Fundação MAVA para a África Ocidental Charlotte Karibuhoye Said e o Director Executivo da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento João José Fernandes, com moderação da jornalista Claudia Carvalho Silva (Público). A sessão terá lugar no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL).

A sobreexploração de recursos do planeta e hábitos de consumo insustentáveis vêm produzindo impactos no ambiente, que configuram já uma verdadeira emergência ambiental. Uma das suas traduções mais visíveis é o aumento sem precedentes da temperatura do planeta, com danos irreversíveis. Em 2021, a comunidade internacional reuniu-se em Glasgow, na COP26, onde se reconheceu a emergência climática e a urgência de abandonar a exploração de recursos fósseis. Mas acordo final ficou aquém da ambição necessária.

Esta edição da Mundo crítico procura debater os desafios e as emergências relacionadas com o desenvolvimento, o ambiente e o clima com reflexões de especialistas na área, bem como outras abordagens – da fotografia, à banda desenhada.

A revista resulta de uma parceria entre a ACEP e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do ISEG, e conta com o apoio do Camões, I.P. e, nesta edição, da FCT e do CIUL/CML.

  • Os lugares são limitados, pelo que é necessária inscrição prévia através do preenchimento do formulário
  • A sessão será também transmitida em streaming via Zoom através do link: https://us06web.zoom.us/j/83180356038