Sociedade Civil em 2020: Um ano sem exemplo

Em 2020, o mundo experimentou um choque sem precedentes nos últimos 100 anos. A pandemia colocou a nu diversas fracturas e problemas já existentes, assim como provou ser um teste para as lideranças à escala global. A 10.ª edição do relatório da CIVICUS sobre o estado da sociedade civil reflecte estas questões, ao mesmo tempo que faz a retrospectiva de mais de 10 anos de participação da sociedade civil, perspectivando novas formas de actuação para o futuro.

 

Todos os anos, a organização CIVICUS publica o relatório sobre o estado da sociedade civil – State of Civil Society Report 2021 , com a análise do impacto que os actuais acontecimentos e tendências têm tido na sociedade civil, e a resposta que tem sido dada às principais questões e problemas dos nossos dias.

O relatório é resultado de inúmeras entrevistas de fundo e do diálogo com activistas da sociedade civil, líderes e especialistas, e outros entendidos com maior proximidade aos acontecimentos que marcaram 2020.

Atravessando um cenário de pandemia, o relatório debruça-se sobre cinco áreas principais de actuação da sociedade civil ao longo do ano 2020:

  • A luta global pela justiça racial;
  • O desafio da exclusão e reivindicação de direitos;
  • A exigência de justiça económica e ambiental;
  • A democracia no contexto da pandemia;
  • A sociedade civil na arena internacional.

O relatório dá ainda conta do trabalho contínuo de pesquisa, análise e de advocacy desenvolvido pela CIVICUS, e do envolvimento dos seus membros, redes e parceiros, em particular da plataforma online CIVICUS Monitor, que tem vindo a analisar as condições do espaço cívico em 196 países.

Aceda ao sumário executivo do relatório aqui