Relatório Reality of Aid 2020/2021: Conflito, fragilidade e emergência climática. Será este o momento de intervir?

Como poderão os países financiadores abordar o crescente e persistente estado de fragilidade e conflito em que vivem as pessoas em situação de pobreza? Que papel terá a crescente emergência climática na definição dessa abordagem? Como é que os actuais padrões de cooperação para o desenvolvimento darão resposta a estas crises considerando o actual contexto de pandemia? – Estas são algumas das questões a que responde o relatório Reality of Aid 2020/2021 lançado esta semana pela rede The Reality of Aid Network.

 

 

Inserido num contexto de conflito, fragilidade e emergência climática, o relatório pretende contribuir para a discussão em torno da implementação da abordagem Triple Nexus (Triplo Nexo) dos pilares acção humanitária, desenvolvimento e paz. A abordagem Triple Nexus incorpora a forma como a acção humanitária, os esforços de desenvolvimento e de paz se cruzam para melhorar as intervenções de desenvolvimento, especialmente em estados frágeis e afectados por conflitos.

A Recomendação do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento de 2019 sobre o nexus Acção humanitária-Desenvolvimento-Paz, o acordo Grand Bargain e a Nova Forma de Trabalho estão entre as abordagens que fornecem uma estrutura substancial no nível de princípios, programação e operações: colocam uma pressão considerável sobre os países financiadores para que revelem de forma comprovada um compromisso com a prática da abordagem nexus na política e planeamento do desenvolvimento geral.

O Relatório 2020/2021 apresenta uma narrativa de apoio a uma mudança transformadora no sistema de ajuda internacional, e procura fazer um balanço das contínuas crises globais, questionando se o momento actual poderá constituir uma oportunidade para os países financiadores e agentes do desenvolvimento em geral demonstrarem vontade política de erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade em todas as suas formas. O relatório examina estas questões transversais em três áreas principais de preocupação: conflito e fragilidade; emergência climática; sem esquecer também a resposta global à pandemia por COVID-19.

Acesso directo ao relatório aqui.

Assista ainda ao vídeo que resume os principais aspectos e recomendações deste relatório.