Mundo Crítico nº 6 – Lançamento de nova edição dedicada ao Espaço Cívico

Dia 14 de Outubro, pelas 17h00, irá decorrer o lançamento da 6.ª edição da nossa revista Mundo Crítico, dedicada ao espaço cívico.

A sessão pública prolonga a “conversa imperfeita” iniciada neste número, entre o investigador do Instituto de Direitos Humanos, Antoine Buyse (Países Baixos), e a activista e jornalista moçambicana, Zenaida Machado; e terá lugar no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.

O espaço cívico é um dos pilares centrais das democracias. O nível de liberdade com que as cidadãs e cidadãos se organizam, participam e intervêm numa sociedade é um dos principais indicadores da qualidade do espaço cívico e da democracia. Nos últimos anos, temos assistido a um afunilamento progressivo do espaço cívico, à escala global. De forma explícita, criminalizando a actuação de ONG ou perseguindo activistas, diminuindo os canais de diálogo com estruturas estatais ou minando a confiança pública das ONG, ou mesmo adoptando medidas mais subtis como as restrições de financiamento. A pandemia veio agravar essa tendência e, em muitos pontos do globo, sob o pretexto da necessidade de proteger a saúde pública, o espaço cívico tem sofrido um revés.

Perante estes indicadores, esta edição da Mundo Crítico procura reunir reflexões sobre os desafios das diferentes esferas do espaço cívico, explorando as suas múltiplas dimensões e a forma como as ONG e outros grupos procuram ultrapassar obstáculos e ampliar o seu raio de actuação.

  • Os lugares são limitados, pelo que é necessária inscrição prévia através do preenchimento do formulário.
  • A sessão será também transmitida em streaming via Zoom através do link: https://us06web.zoom.us/j/84951093789