“Nenhuma decisão sobre nós sem nós!” – Declaração Conjunta da Sociedade Civil Africana e Europeia

A Concord Europe, juntamente com outras organizações da sociedade civil da África e da Europa [ver lista], elaborou uma Declaração Conjunta – “No decision about us without us!” [Nenhuma decisão sobre nós sem nós!] – para apelar a governos e instituições a correcção na falta de inclusão e transparência do processo de regulamentação da vida das pessoas e a garantia de que as decisões tomadas em nome das pessoas e das comunidades não acontecem sem a sua participação no processo de decisão.

Esta Declaração que será comunicada no contexto da 6.ª Cimeira União EuropeiaUnião Africana, a realizar-se nos próximos dias 17 e 18 de Fevereiro, com o objectivo de apelar à construção de uma nova parceria UA-UE baseada na igualdade, inclusão, responsabilidade mútua, partilha valores e prosperidade. A construção de uma parceria transformada exigirá uma abordagem continente a continente, bem como um envolvimento significativo com os principais actores, como a sociedade civil em toda a sua diversidade, com voz prioritária para as organizações populares mandatadas para representar os principais sectores da população.

Os actuais esforços da União Africana e da União Europeia na criação de uma parceria igual e justa estão enraizados na cooperação colonial e pós-colonial do passado, o que constitui um desafio ao nível das desigualdades estruturais e sistémicas entre os dois lados. O sucesso dos esforços de hoje dependerá do reconhecimento do passado, da consciência do presente e do compromisso com uma transformação mutuamente benéfica para o futuro.