Mundo Crítico n.º 9: chamada de contribuições aberta até 30 de Abril

Na próxima edição da Mundo Crítico pretendemos analisar criticamente as questões relacionadas com a sensibilização e a advocacia social, enquanto ferramentas utilizadas nas representações do mundo, à luz do que tem sido feito a nível nacional e internacional.

Quais são as relações entre a produção e constituição das imagens do(s) outro(s), a emergência de dimensões globais e regionais da cidadania, o aumento da conectividade global e a aceleração e espectacularização da vida social? Será que a representação que tem sido feita do chamado “Sul Global” na Europa é reconhecida pelos/as representados/as?

Como são e quais os efeitos das representações do “Norte global” que chegam ou são produzidas no “Sul global”? Na medida em que hoje em dia se estabelecem cada vez mais mais conexões entre diferentes gentes e geografias, como se poderão tornar mais justas estas representações? E quais podem e devem ser os papéis dos Estados, das organizações da sociedade civil e das comunidades na diáspora nestes domínios? 

O período para submissão de contribuições termina a 30 de Abril.

A Mundo Crítico é uma iniciativa da ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos e do CEsA – Centro de Estudo sobre África e do Desenvolvimento do ISEG.

Consulte o regulamento para saber mais sobre a submissão de propostas.