Ajuda Pública ao Desenvolvimento sobe em 2022 devido ao aumento de custos com refugiados e à ajuda à Ucrânia

O Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (CAD/OCDE) divulgou esta tarde os dados preliminares da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), que revelam um aumento considerável de 13.6 % em 2022, o que corresponde na sua maioria ao apoio direcionado à gestão de refugiados dentro de portas e ao apoio à Ucrânia, na sequência do início da guerra.

Também no comunicado é destacado o facto de o financiamento não chegar a sair dos países doadores, uma vez que na sua maioria foi alocado à gestão de recepção de refugiados. É depois realçada a necessidade de manter o apoio aos países “menos desenvolvidos” que não são doadores, muitos dos quais se encontram em África.

Em relação a Portugal, de acordo com os dados, a APD teve um aumento de 17.5% devido ao acréscimo de apoio ao orçamento de países africanos, à ajuda humanitária direccionada à Ucrânia e à canalização de fluxos financeiros para a Ajuda multilateral.

Visite o site para acesso ao comunicado e mais informação do CAD/OCDE. Consulte também o comunicado conjunto do grupo de referência da sociedade civil do CAD, também endossado pela ACEP.