Esta é uma história sobre minha família

Fotografia e Texto de Yassmin Forte

Nasceu em Quelimane, em Moçambique, em 1980 e vive em Maputo. Licenciada em Ciências da Comunicação, Relações Públicas e Jornalismo no Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) em Maputo. Participou do Curso de Fotografia da Zeta Photo em 2011 com o fotógrafo Jorge Almeida e em 2012 fez o Curso de Fotografia no Centro de Formação Fotográfica. Vencedora de diversos prémios de fotografia.

Os meus pais apaixonaram-se numa pista de dança em Quelimane, Moçambique.

Ele esteve lá no auge da ocupação portuguesa de Moçambique, fazia parte das forças armadas e a minha mãe era uma mulher moçambicana local.

Estava destinado a regressar a Portugal.

Com a independência em 1975, o Partido Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) ordenou aos portugueses que abandonassem o país no prazo de 24 horas.

Ele ficou e apaixonou-se.

As minhas imagens tentam dissecar e navegar pelos efeitos do colonialismo e da migração, a partir da história muito pessoal da minha família. Aborda três aspectos: família, migração e a história dos africanos, utilizando arquivos familiares e as minhas próprias imagens. Tento investigar como os africanos se tornaram o resultado de misturas, migrações e colonização, histórias misturadas e padrões repetidos, e desta forma desvendar a minha própria identidade africana.

O uso da colagem exagera e enfatiza esta história, por vezes, as imagens de família são literalmente colocadas em cima das cenas do Moçambique moderno, lembrando numa justaposição de passado e presente. Utilizei a colagem como forma de construção de um passado e da percepção da minha própria identidade.